Carga horária: 20 horas.
Objetivo do curso
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
A que se destina
Funcionários que são eleitos pela Cipa(Comissão interna de prevenção de acidentes) ou indicados pela empresa.
Conteúdo Abordado
Objetivo do curso;
Estudo do Ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos;
Estudo do Ambiente trabalho, condições e riscos do processo produtivo;
Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;
Introdução à Segurança do Trabalho;
Noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e medidas de prevenção;
Noções sobre as legislações trabalhistas e previdenciárias relativas à Segurança e Saúde no trabalho;
Princípios gerais de higiene do trabalho e medidas de controle de riscos;
Estudo da Norma Regulamentadora NR-5 - CIPA;
Interface entre normas;
Equipamentos de Proteção Individual – EPI;
Equipamento de Proteção Coletiva – EPC;
Mapa de Riscos;
Noções de combate a princípio de incêndio;
Noções de Primeiros Socorros;
Exercícios práticos;
Avaliação teórica.
Metodologia
Aulas teóricas/ práticas possibilitando que o aluno entre em contato com várias técnicas contextualizadas, permitindo total esclarecimento de suas dúvidas e maximizando a efetividade do treinamento.
Certificação
Será emitido um certificado para cada participante do curso, contendo seu nome, as horas/aula cumpridas pelo aluno, e no verso o conteúdo programático.